MINHA ABORDAGEM
A Terapia de Aceitação e Compromisso – ACT e a Psicoterapia Analítica Funcional – FAP são terapias baseadas em processos. Isso significa que estas abordagens se concentram na compreensão e na mudança dos processos psicológicos subjacentes que contribuem para os problemas emocionais e comportamentais das pessoas. Tem um olhar para além dos sintomas superficiais e lança olhos para os processos mentais subjacentes, como pensamentos, emoções e padrões de comportamento, para promover mudanças significativas e duradouras.
​
ACT e FAP tem como base filosófica o Contextualismo Funcional, e a Ciência do Comportamento como norte, compreendendo o comportamento como inseparável do contexto em que ocorre. Estão também amparadas por uma abordagem científica da linguagem conhecida como Teoria das Molduras Relacionais (RFT).
​
A ACT tem como objetivo principal o desenvolvimento de flexibilidade psicológica através da identificação de processos psicológicos de mudança de cada paciente, no sentido de construir uma vida mais significativa.
​
A FAP é uma abordagem terapêutica que tem como objetivo a ampliação do repertório interpessoal de intimidade do cliente, no sentido de estabelecer relações genuínas dentro do consultório e na vida real. Reconhece que dificuldades psicológicas surgem de padrões interpessoais disfuncionais, como evitar construir em relações interpessoais, relações de intimidade.